Na língua tupi-guarani o nome Ceita Corê significa “Terra de Meus Filhos”.
Os Guaranis eram povos indígenas que habitavam nossa região e outras áreas que se estendiam pela Bolívia, Argentina e Paraguai. Sua presença ainda é fortemente refletida no vocabulários e em alguns costumes.
A Ceita Corê oferece uma das sedes mais bonitas e tradicionais da região e é propriedade da mesma família há décadas, criadores de gado e pioneiros da raça nelore no Brasil.
Esse passeio de cachoeira em Bonito MS começa com um percurso de mais ou menos 5 km da sede até a mata ciliar. O trajeto é feito em um veículo especial preparado para o transporte de passageiros. Na sequência, se inicia a caminhada na trilha pela mata ciliar do Rio Chapeninha. Entre a ida e volta são aproximadamente 4 mil metros.
Durante a caminhada é comum avistar espécies da fauna silvestre como tatus, tamanduá, emas, seriemas e preás. Além, é claro, de uma grande variedade de aves e belíssimas árvores do cerrado, entre elas, a árvore símbolo do Mato Grosso do Sul, o Ypê.
Não se assuste, a caminhada é tranquila e intercalada por 06 paradas para banho, um 01 trampolim, 01 tirolesa e 04 pontes suspensas. Pela facilidade de acesso, esse é um passeio que pode ser realizado por crianças e idosos, mas não é permitido para gestantes com 20 semanas ou mais de gravidez.
O roteiro passa por quedas pra lá de especiais como a Cachoeira do “Seu” Ricardo e a Cachoeira da Hidromassagem, todas formadas por tufas calcárias e pequenas grutas, num belo cenário de piscinas naturais.